sexta-feira, 1 de junho de 2012

Conheça um pouco mais sobre Martins-RN...


HISTÓRIA

Saiba mais como foi fundada a Serra de Martins

Em 20 de julho de 1736, Aleixo Teixeira, capitão-mor da Aldeia de São João do Apodi dos Tapuias Paiacus (atual Apodi), recebeu a carta de data da sesmaria de terras no alto da serra conhecida como Serra do Campo Grande (assim chamada em virtude da proximidade da povoação de Campo Grande), posteriormente conhecida como Serra da Conceição.
Seis anos depois, Francisco Martins Roriz, habitante da Ribeira do Jaguaribe, na capitania do Ceará-Grande, fundou, no alto da serra ainda inabitada, uma fazenda, que passou a ser conhecida pelo nome de seu proprietário. A denominação logo passou à de todo o conjunto da Serra (Serra do Martins).
Graças ao seu desenvolvimento vagaroso, mas contínuo, a povoação do alto da serra tornar-se-ia, um século depois, Vila e Município, com o nome de Maioridade (Lei Provincial n. 71, de 10 de novembro de 1841), a segunda vila do extremo ocidental da Província do Rio Grande do Norte, assim nomeada em homenagem à maioridade antecipada do Imperador Dom Pedro II, ocorrida no ano anterior. A Comarca de Maioridade seria instalada no ano seguinte, sendo a terceira de toda a Província (após a Comarca do Rio Grande do Norte, com sede em Natal, separada da Comarca da Paraíba em 1818, e a Comarca de Açu).
O novo município estendia-se por metade de todo o extremo oeste da Província do Rio Grande do Norte, limitando-se ao norte com o de Apodi, a oeste com o de Portalegre, e a sul e a leste com os municípios paraibanos de Sousa e Catolé do Rocha, respectivamente.
Em 1847, o Município passa a ser denominado Cidade da Imperatriz, em homenagem à Imperatriz D. Teresa Cristina. A alteração do regime, com a Proclamação da República, leva ao resgate do nome antigo e definitivo do Município, que passa a ser denominado Martins em 1890.

Concessão:
1706 - Data de Sesmaria no riacho Umari, concedida a João Malheiro, Antônio Velho de Brito, Pe. Manoel Pinheiro Teixeira e Dona Josefa Freire.
1716 - Data de terra no riacho Gavião, concedida a Francisco da Silva Cardoso.
1725 - Data de terra ao norte da Serra, concedida a Antônio Carvalho Maciel
1736 - Data de terra na localidade Picos dos Carros, concedida a Aleixo Teixeira
1742 - Data de sesmaria concedida ao Capitão Francisco Martins Roriz.
Os primeiros marcos de distribuição de terras na Serra datam de 1706, quando foram outorgadas as Datas de Sesmaria às pessoas que as requereram para seu usufruto. Contudo, não se tem notícia de registro sobre a posse das quatro primeiras concessões. O registro de posse refere-se à Data de Sesmaria requerida pelo Capitão Francisco Martins Roriz, cuja concessão lhe foi outorgada pelo então capitão-mor Francisco Xavier de Miranda Henriques. Conhecida como Serra do Campo Grande e Serra da Conceição; depois Maioridade, logo Imperatriz, e finalmente Martins.

Significado do Nome

Homenagem ao colonizador e fundador Francisco Martins Roriz.

Para saber mais sobre Martins, acesse o blog oficial de Martins.

By Resvista MotoClubes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário